Resenha - Aprendendo em seis

Olá!

A resenha demorou, mas finalmente, saiu! Sério, acompanhem a resenha porque não vai mesmo se arrepender de conhecer melhor a obra da fofa Marcela. Venham e na verdade, aprendam em sete!

Aprendendo em Seis
O livro conta a história de seis jovens da hierarquia carioca que ficam na detenção por seis semanas em um dos melhores colégios da cidade do Rio. A história aborda temas comuns nessa fase da vida pessoal e escolar. Retrata temas já conhecidos como bullying, mas prezando os sentimentos daqueles que o sofrem, fala sobre o culto ao físico, como também fala sobre a compulsão alimentar, sobre a dificuldade de ser aceito pelo entorno e por si mesmo, sobre preconceitos, rótulos, sobre a competitividade e também sobre problemas familiares.Sadie é a garota nova que fica conhecida como a rebelde do São Lucas. Isabela é a típica popular do colégio e sofre muita pressão para continuar sendo perfeita. Lílian é aquela que está sempre sorrindo mesmo que esteja gritando por dentro. Noah pertence ao grupo dos populares, mas não fala com ninguém na escola. Lucas é o nerd da turma que é sempre comprado ao irmão e Arthur é o menino estranho e isolado. Apesar de terem histórias de vidas diferentes, os seis encontraram na detenção uma maneira de atravessarem tudo isso. Ali puderam ser eles mesmos, durante essas seis semanas ocorre de tudo: desde encontros em restaurantes, passando por brincadeiras inusitadas, momentos engraçados e tristes. Mas eles aprendem que juntos podem enfrentar o mundo.
  • Título: Aprendendo em seis
  • Autor: Marcela Campbell
  • Editora: Schoba
  • Número de Páginas: 420
  • Skoob
  • Compre!
  • Classificação: 

Resenha:
Aprendendo em seis é muito mais que um livro, muito mais que diversão, muito mais do que uma detenção, é um aprendizado. Livro que deveria ser um dos obrigatórios na escola.

O primeiro dia de aula pode ser o pior de todos. Pode ser chocante porque ainda não acostumamos ficar separados dos pais, pode ser frustante pelo primeiro choro na escola ficar em memória ou até mesmo, maravilhoso por se dar bem com todos e amar os professores.

Quando conheci o maravilhoso Projeto Violeta eu fiquei encantada com o livro, ainda não tinha lido nada do gênero, não o tema que aborda bullying.


Em aprendo em seis, conhecemos seis personagens com perfis distintos um do outro, mas nada os impedem de ultrapassar um pouco a barreira de hierarquia.

"- Nina! - Acordei com o som do despertador. Acordei como sempre gritando pelo nome de minha amiga, mas era óbvio que ela não estava e não estaria me esperando no portão principal do colégio com seu  sorriso de orelha a orelha. Mas agora eu estava sozinha e me recusava a levantar, porém meus pés me traíram, e sem perceber, já estava no banheiro sentindo a água batendo em meu corpo." Pág 7.

Primeiro, apresenta a personagem que mais amei. Sadie que é amante da música - bom gosto aliás - e acabou de se mudar para o novo colégio já que o anterior, havia perdido sua melhor amiga para um ato de suicídio. Mas não se engane, ela é quieta, vive nos livros - acho que é por isso que gostei - e para aliviar a "dor", Sadie se corta.

O segundo personagem apresentado é a Isabela, mais conhecida como Bela, bonita mesma, daquelas que vive enturmada com a "rainha" da escola que todos babam por ela, só que é muito mais... Sua mãe a obriga viver de saladas, academia e só porque é bonita aprova que o certo é viver "pegando" os gatos da escola, daí vêm a fama de vagabunda e muitos outros nomes, mas também não se engane, ela é bem diferente do que se apresenta as pessoas, principalmente o Pedro - que dá até nojo.

O terceiro personagem foi o segundo que cativou meu coração, Arthur é um menino na dele, tinha uma mãe que estava internada que as vezes dava um ataque ou outro - principalmente quando sua vizinha dava pitaca dizendo que ela era louca. Arthur, um menino grande, ruivo - por isso o apelidavam de cabeça do fogo e faziam brincadeiras sem graça como se a mão queimasse - mas de ótimo coração, posso dizer que o mais maduro e tranquilo de todos.

O quarto personagem é o Noah, lindo, maravilhoso e mais respeitoso do que o nojento do Pedro que seus pais, eram fãns e viviam jogando na cara que ele poderia ser igual ao amigo. Não da sempre para ganhar na natação, mas o segundo lugar estava bom, certo? Além disso, porque nunca ganhava o parabéns e sempre era comparado ao Pedro? O que sabemos, é que, para descontar as raivas ele participava de brigas nas ruas para aliviar-se.

O quinto personagem é o Lucas, garoto Nerd que também levava boas surras do Pedro e companhia por não ajudar em alguma prova, não passar cola ou algo assim. O problema dele? Tinha um irmão mais velho em casa que seus pais viviam os comparando, sempre ele àquilo, ele isso e tudo. Este nosso personagem é o mais cômico ao longo da narrativa, por quê? Oras, Leiam para saber!


"Para fugir dessa guerra, porém, mal sabia que que acabaria entrando em outra." Pá 57.

O sexto e último personagem é uma fofa, que ama comer quando esta nervosa ou ansiosa com algo, que faz deliciosos brownies. Estamos falando da fofa e adorável Lílian que vive sorrindo para tudo e para todos, mal os colegas sabendo que os país vivem em pé de guerra em casa quebrando tudo, que a filha age como adulta, que nem sequer reparam que nas brigas, machuca a própria filha!



Ufa! Depois de citar todos personagens e contar um pouco deles, vou contar como estes seis se reúnem. Um é suspenso por chutar lixo em raiva, outro por "pintar" muro da escola, outra por ser pega de soutien, outra por dar murro na cara da fresca Amanda e outro por tentar furtar a prova do Pedro e mudar nota. E onde se encaixa a Lili? Pois é, não tinha muita coisa legal pra fazer em casa, então, ela vai à suspensão por livre e espontânea vontade e é aí, que inicia-se o nosso clube para aprendermos em sete - personagens e leitor.

São seis semanas de detenção. Seis semanas tentando se darem bem. Seis semanas para quebrarem os paradigmas da hierarquia escolar, de aprenderem a conviver uns com os outros, de aprender, conviver e saber que na verdade, nada se passa de máscaras mais do que bem pintadas da superfície ao topo desta pirâmide hierárquica!


O livro é fofo, lindo, incrível! A leitura fluiu de forma impressionante. Marcela teve todo carinho ao construir cada personagem, ao escrever cada palavra, linha, parágrafos e o que posso dizer é que me surpreendi pela escrita e o tema que ainda não tinha sido abordado.

Na capa os personagens são descritos, cada um deles ali, em quadrinhos. Como disse, Sadie foi bem chamativa pela quietude, por ser nervosa, calma, madura, misteriosa, sofrer e guardar a dor para si, amar ler e ouvir musicas, tudo isso nela me encantou.

"Mal sabíamos e aceitávamos que o sofrimento fazia parte da vida e que para passar por ele, teríamos que nos aferrar aos positivos. Porém, nestes momentos, já estavam apagados, sabe-se lá onde, dentro de nossa própria memória." Pág 278.

O interessante é que conforme a leitura se passava, voltei à época do ensino médio, comparei com fundamental e pré... Já perceberam que quando crianças nem conhecemos os coleguinhas, mas é mais do que rápido estarmos brincando? Por que tudo isso muda mais tarde? Não posso entrar em conceitos e tudo mais pois entraremos em fatos sociológicos e vamos deixar para a coluna Debate com a Thá, tudo bem? Mas se quiserem, visitem Projeto Violeta e saibam muito mais.

Sabe o que odiei? Os meninos nem eram tanto, mas nossa! Por que os pais eram tão rudes? Eram Cruéis, insensíveis e tudo quanto é nome ruim... Eram péssimos.

No mais, parabéns para Marcela pelo ótimo livro, amei o carinho e total amor, amei de verdade, conhecer você.

Se puderem, leiam! Vale muito a pena e lembre-se, não precisa de maltratar as pessoas, o certo é cada um respeitar, se todos respeitássemos o próximo, o mundo seria bem melhor. 

Beijos da Tami seus lindos!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!