Resenha - O voo da libélula

Olá pessoal!

A resenha de hoje é até um pouco assustadora depois do acidente que ocorreu com Airbus. Bem, continuem lendo!

O Voo da Libélula
Agraciado com 4 prêmios na França, entre os quais o Prix Maison de la Presse e o Prix du Roman Populaire, O voo da libélula teve seus direitos vendidos para 25 países e ganhará uma adaptação cinematográfica.Na noite de 23 de dezembro de 1980, um avião cai na fronteira entre a França e a Suíça, deixando apenas uma sobrevivente: uma bebê de 3 meses. Porém, havia duas meninas no voo, e cria-se o embate entre duas famílias, uma rica e uma pobre, pelo reconhecimento da paternidade.Numa época em que não existiam exames de DNA, o julgamento estende-se por muito tempo, mobilizando todo o país. Seria a menina Lyse-Rose ou Émilie? Mesmo após o veredicto do tribunal, ainda pairam muitas dúvidas sobre o caso, e uma das famílias resolve contratar Crédule Grand-Duc, um detetive particular, para descobrir a verdade.Dezoito anos depois, destroçado pelo fracasso e no limite entre a loucura e a lucidez, Grand-Duc envia o diário das investigações para a sobrevivente Lylie e decide tirar a própria vida. No momento em que vai puxar o gatilho, o detetive descobre um segredo que muda tudo. Porém, antes que possa revelar a solução do caso, ele é assassinado.Após ler o diário, Lylie fica transtornada e desaparece, deixando o caderno com seu irmão, que precisará usar toda a sua inteligência para resolver um mistério cheio de camadas e reviravoltas.Em O voo da libélula, o leitor é guiado pela escrita do detetive enquanto acompanha a angustiada busca de uma garota por sua identidade. 

  • Titulo: O voo da libélula
  • Autor(a): Michel Bussi
  • Editora: Arqueiro
  • Número de páginas: 400
  • Compare e compre!
  • Skoob
  • Classificação:

RESENHA:
Sabe àquele livro que você não consegue desgrudar? O voo da libélula é um deles! O autor instiga de início ao fim, sabe como redirecionar a história, construiu muito bem as personagens e principalmente, criou um fim espetacular.

Um avião com 169 passageiros que inesperadamente perdeu altitude, desviou seu curso e bateu em uma montanha... Duas bebês estavam no avião, uma sobreviveu, mas qual delas?

Antes de se perguntarem como não puderam saber, a questão é esta: Os familiares da família Vitral e Carville ainda não conhecia o bebê, a não ser a família Carville que havia recebido uma foto, mas não mostrava o rosto do neném... Em uma época onde não havia exame de DNA, como poderia saber à quem o bebê pertencia? Policiais, peritos, familiares e até mesmo o detetive Grand-Duc que foi contratado pela família Carville, tantarão descobrir se o bebê sobrevivente era a Émilie Vitral ou Lyse-Rose Carville.


Imaginem que a única coisa que poderia usar para ganhar a guarda da criança, eram os fatos... E se, na verdade, a criança crescesse em uma família diferente da que realmente pertence? Isso ocorreu com Lylie, como era carinhosamente chamada. Não sabia quem era, qual família pertencia e o pior, apaixonou-se pela seu irmão? Ou até mesmo, transformou sua irmã, Malvina, em uma louca? Uma garota perdida, sem saber quem realmente é desde quando sobreviveu ao acidente de avião.

Grand-Duc teria até os dezoito anos para solucionar o caso, ele tentou e muito, mas perto do aniversário de Lylie, ainda não tinha descoberto nada, por isso, escreveu um caderno com todas as informações para a Libélula antes de se matar... Conseguiu descobrir em último momento, abrindo o jornal da época em que ocorreu o acidente. O que era? Só sabemos ao final do livro e somente lendo para descobrir.

"Sobraria aquele caderno, aquelas cem páginas redigidas ao longo do últimos dias. Para Lylie, para Marc, para Mathilde de Carvalle, para Nicole Vitral, para a polícia, para os advogados, para quem quisesse mergulhar naquele abismo..." Pág 14.

Marc Vitral recebe o caderno de Lylie, agora cabe a ele descobrir os mistérios e salvar uma vida. 

A única coisa que alguém deveria ter feito, era ter lido o jornal de 1980, dezoito anos depois para então, solucionar o caso...


O livro envolve mistérios, investigação, disputas, solidão, uma verdadeira reviravolta que demorou muito para haver uma solução - será? - totalmente indicado, leiam!

O que posso dizer? O autor conseguiu criar personagens ótimos, quando Marc começa a ler o diário de Grand-Duc ficamos em dúvida quem realmente a Libélula é. Mas não se apressem, sabemos que as família lutaram, com ou sem poder, um lado rico e outro mais pobre, mas lutaram até o fim para solucionar todo mistério, quem realmente àquela bebê sobrevivente era? Saberão quando lerem - sim, sou má hahahaha.

Me senti uma detetive, muitas coisas apontavam que seria uma Vitral, mas ao mesmo tempo, com o relacionamento com o Marc, uma Carville.

Senti falta de conhecer um pouco mais a Lylie, ela ficou sem saber quem era no livro e o leitor também. Conhecemos a lunática e que também deixou o livro um pouco mais interessante, Malvina, além de sua avó, Mathilda Carville. Ambos disputando com poder, unhas e dentes, para comprovar quem realmente a Libélula era. Alguém quer solucionar o caso?


Sobre a capa, ficou maravilhosa, o título totalmente "conectado" ao livro, a fonte e páginas amareladas deixam a leitura fluir levemente, junto com a ótima escrita do autor e diagramação da editora. Ah! Também amei o avião, o que acharam?

Aguardem que o livro ganhará uma adaptação cinematográfica e mal posso esperar para ser lançado.



Beijos e até o próximo post.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Oi.
    Nossa esse livro me surpreendeu, porque é uma historia comovente, cheia de surpresas e descobertas, a qual não só a personagem, mas também os leitores vive em buscas de respostas sobre o acontecimento. A resenha esta magnifica, não conhecia o livro, mas vou ler ele sem dúvidas, o livro me deixou com varias perguntas e como dizia a minha tia ' Só lendo pra saber' .

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Curti muito a capa do livro e o avião kkk bem tenho que confessar que amo livros que tenham libélulas no contesto kkkk beijos
    http://livro-azul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Saudações Lady Tamires,
    Gostei bastante da vossa resenha! Leio alguns livros de mistério, e esse parece ser dos que não dá para largar até terminar né?

    Venha visitar o Castelo
    Att
    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛

    ResponderExcluir
  4. Nossa estou doida pra ler esse livro, parece ser ótimo, curto muito histórias com mistérios, investigação e disputas, cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário me deixa muito feliz e pode ter certeza, vou retribuir com muito carinho!